Papa preside às vesperas da festa da Conversão de São Paulo. RV transmite ao vivo

25/01/2014 09:47

Cidade do Vaticano – Por ocasião da festa da Conversão de São Paulo, que a liturgia celebra neste sábado, o Papa Francisco preside às vésperas na Basílica de São Paulo fora dos Muros, no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (no Brasil, esta Semana é celebrada entre a Ascensão e Pentecostes). 

O tema da edição deste ano é “Estaria Cristo dividido?”, extraído da Carta de São Paulo aos Coríntios, sobre o qual o Abade da Basílica romana de São Paulo fora dos Muros, Dom Edmund Power, falou à Rádio Vaticano:

“Esta Carta é muito bonita e nela parece que se encontra também o pensamento de Paulo sobre a unidade. No primeiro capítulo, ele trata das divisões na comunidade de Corinto, dizendo que existe um só Cristo, que não pode ser dividido. Paulo, de fato, foi o primeiro teólogo cristão, escolhido por Cristo para anunciar a fé cristã. Logo, é muito significativo o fato de que a conclusão da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos se realize exatamente no dia da festa da sua conversão.”

Concelebram com o Santo Padre os Cardeais James Harvey e Francesco Monterisi. Tomam parte da celebração ecumênica o Arcebispo-metropolita ortodoxo da Itália e Malta, Gennadios Zervos, Exarca para a Europa Meridional do Patriarcado Ecumênico; o representante do Arcebispo de Cantuária junto à Santa Sé e diretor do Centro Anglicano de Roma, David Moxon; e representantes de outras Igrejas e Comunidades Eclesiais.

Ao término da celebração das vésperas, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, dirigirá sua saudação ao Papa. 

A Rádio Vaticano transmite esta cerimônica ao vivo, com comentários em português, a partir das 17h30 (14h30 no horário de Brasília).

(MT)

—————

Voltar